O Fórum das Entidades Sindicais (FES), por meio dos sindicatos que o integram, planejava a montagem de uma barraca na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente à Assembleia Legislativa e ao Palácio Iguaçu, para abrigar servidoras(es) que se manifestam em defesa da reposição da inflação nos salários (data base), principalmente aposentadas(os) que também reivindicam a extinção do desconto previdenciário para quem recebe da ParanaPrevidência remuneração menor que o teto do INSS (R$ 7.087,22).

No entanto, o governo Ratinho Junior conseguiu junto à Justiça um “interdito proibitório”, dispositivo jurídico criado em 1973, durante o período da ditadura militar no Brasil, com claro objetivo de impedir as manifestações de servidoras(es). A multa prevista é de R$ 50 mil por pessoa que insista em desobedecer a ordem judicial e montar acampamento na Praça.

Embora criado nessa época, esse dispositivo foi incorporado no Novo Código de Processo Civil Brasileiro, e não é incomum que governos o utilizem para desmobilizar protestos contra suas políticas de arrocho salarial.

Os sindicatos ligados ao FES estão estudando medidas jurídicas contra essa ação do governo Ratinho Junior.

Servidoras(es) discutem com policiais militares que impediram a instalação de uma barraca na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente à Assembleia Legislativa.