Em outubro de 1989, os sindicatos decidiram formar o Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Estaduais (FES) para unificar as mobilizações e lutas dos servidores, bem como da sociedade civil organizada.

Seus objetivos são incentivar o debate, participar de negociações coletivas (sempre com o apoio do DIEESE), organizar e apoiar as lutas da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho e pela construção de uma sociedade justa, fraterna, igualitária e solidária.

Hoje, são 22 entidades sindicais unidas para negociar com o governo e reivindicar, em conjunto, os direitos dos servidores. O FES representa mais de 200 mil servidores públicos do Paraná.

COMO FUNCIONA?

Ninguém “preside” o Fórum. O FES tem uma Coordenação Geral constituída por um colegiado de cinco dirigentes sindicais. O DIEESE nos assessora nas negociações e na formação de dirigentes.

Atualmente, a Coordenação Geral é composta por:

2 representantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Sinteemar e Sinteoeste);

1 da Agricultura e Meio Ambiente (SINDISEAB);

1 da Saúde (SindSaúde-PR);

1 da Educação Básica (APP-Sindicato).

QUEM PODE FAZER PARTE DO FES?

Todas as entidades representantes dos servidores públicos do Estado do Paraná. O sindicato parceiro é convidado e aceito no grupo mediante a assinatura da Carta de Princípios, que descreve os objetivos, estrutura e funcionamento do Fórum Sindical.

Nas mesas de negociação com o governo, além da Coordenação Geral, participam um representante por entidade integrante do FES, desde que estejam quites com seus deveres:

a) cumprir com sua cota parte na contribuição financeira mensal e no rateio dos custos de cada evento sindical;

b) participar regularmente das mobilizações e reuniões;

c) e que tenha, obrigatoriamente, participado da reunião preparatória que precede toda mesa de negociação.

O governo recebe, oficialmente, os nomes das entidades e dos dirigentes sindicais que vão participar de cada reunião.

QUAIS ENTIDADES COMPÕEM O FES?

– Educação Básica – escolas e colégios estaduais: APP-Sindicato.

– Instituições Estaduais de Ensino Superior – IEES – universidades estaduais: Assuel (Londrina) Sindiproladuel (Londrina) Sinteemar (Maringá) Sinteoeste (Cascavel) Sintespo (Ponta Grossa) Sintesu (Guarapuava) Unespar (Paranavaí) – Saúde SindiSaúde-PR.

– Meio Ambiente e Agricultura: SindiSeab

– Segurança Pública: Apra (polícia militar) Sindespol (escrivães) Sipol (investigadores) UPCB Bombeiros (bombeiros militares) Sindarspen (agentes penitenciários) Sinssp-PR (servidor@s técnic@s administrativ@s)

– Sócio educação – Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Sindisec

– Estradas e Rodagem Sinder

– Detran Sindetran

– Outros Poderes Sindijus-PR (Judiciário) Sindicontas (Tribunal de Contas) SindiMP-PR (Ministério Público)