Ampliar a luta sindical pela manutenção dos direitos das servidoras e servidores públicos do Paraná e intensificar a luta contra os ataques do governo Ratinho Jr. que precarizam as condições de trabalho, demonstrando à população a importância da atuação do funcionalismo público em tempo de pandemia e a importância dos Serviços Públicos.

Essa é a síntese das diretrizes estabelecidas pelos dirigentes de sindicatos de todo Paraná que fazem parte do Fórum das Entidades Sindicais (FES), definidas em reunião realizada nesta terça-feira, 19. O encontro aconteceu no modelo misto (presencial e online) respeitando todas as recomendações para prevenção da covid-19, em Curitiba, na sede da APP-Sindicato.

Na opinião dos dirigentes do FES é preciso promover a fiscalização das medidas que impactam diretamente na vida das servidoras e servidores realizadas pelo governo Ratinho Jr. confrontando tais medidas, e também atuar em um nível mais ampliado, combatendo a receita política adotada desde 2016 no Brasil, que é o sucateamento dos serviços públicos com vistas à privatização de tudo o que for possível, incluindo aí serviços essenciais como educação, saúde e segurança.

“As medidas do governo federal impactam na nossa vida aqui no Paraná e nas nossas lutas. Há o “Plano mais Brasil”, de Paulo Guedes, ministro da economia do governo Bolsonaro, que significa nada mais nada menos do que o desmonte do Estado brasileiro. Nesse plano, os servidores e as servidoras são colocados como inimigos. Apoiando essa ideia temos a PEC 186, que pretende proibir a criação de novos cargos, concursos públicos e impedir promoções e progressões de carreira, entre outras medidas. Por isso é necessário que o FES atue também em outras instâncias para que a população do Estado não seja desamparada”, pontua Olga Estefânia, coordenadora geral do SindiSaude-PR e integrante da coordenação do FES.

Para o presidente do Sindarspen, Ricardo Miranda, “os(as) trabalhadores(as) estão de fora do plano de recuperação da economia pretendido pelos governos no momento pós-pandemia. Temos que discutir mais as questões do Paraná, mas não deixar de lado a conjuntura nacional, mesmo porque o projeto político de Ratinho Jr. e de Bolsonaro são iguais”.

Para dar operacionalidade às diretrizes, nos próximos dias os grupos de trabalho específicos do FES (jurídico, de comunicação, saúde do(a) trabalhador(a), financeiro e político) devem se reunir e detalhar as ações.