O Fórum das Entidades Sindicais (FES) repudia a falta de compromisso do governador do Estado do Paraná, Ratinho Jr., ao não assinar a “Carta aberta à sociedade em defesa da democracia” elaborada pelo Fórum Nacional de Governadores.

O documento condena “as declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro” às instituições, como Congresso e STF, e ressalta que não há “conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos”.

Além disso, a carta é um chamamento ao diálogo e à superação de eventuais diferenças, pois “… a saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise”.

Ao responder por sua omissão, em nota o governador Ratinho Jr. disse que o “Paraná não tem tempo a perder com discussões políticas” e que “Neste momento, a prioridade é enfrentar da melhor maneira esta pandemia”. Ao final sinaliza que o momento é “de união.”

No entanto, ao não assinar a Carta dos governadores, Ratinho Jr. deixa de se unir à imensa maioria dos governadores contra atitudes antidemocráticas do presidente Jair Bolsonaro. Além disso, o governador parece ignorar que para enfrentar a pandemia é necessário o esforço conjunto de todos os políticos eleitos pelo voto popular. Por fim, ao dizer que não “há tempo” para discussões políticas, o governador mostra desconhecimento sobre o papel para o qual foi eleito, que é, justamente, agir politicamente em defesa da população e da democracia.