O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) publicou nota técnica no último dia 15 de abril em que demonstra o atual estado de debilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) apontando “gargalos – históricos e recentes” que impactam diretamente na qualidade do atendimento para enfrentar a pandemia de covid-19 (novo coronavírus).

A falta de investimento em saúde pública nos últimos anos é o principal problema e indutor de outras deficiências. De acordo com o documento, “… o orçamento para as despesas com saúde em 2020 – de 115,6 bilhões – apresentou queda de 3,1%, em termos reais, quando comparado ao orçamento para 2017, aproximando-se do valor dotado para o ano de 2011. O valor referente a 2020 sequer foi corrigido pela inflação do período, o que impôs uma subtração de recursos reais da saúde da ordem de R$ 3,7 bilhões em relação ao valor orçado em 2017”.

Além disso, as precárias condições de trabalho, falta de pessoal, desproporcionalidade na oferta de serviços públicos de saúde pelo país e falta de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores são outras constatações que o Dieese aponta na nota técnica.

No final, o documento apresenta propostas e recomendações para os trabalhadores da área da saúde. Confira a íntegra aqui.