O Fórum das Entidades Sindicais – FES vem a público se solidarizar com a professora Liliam Faria Porto Borges, presidenta da Adunioeste – Sindicato dos Docentes da Unioeste – Seção Sindical do Andes-SN, em recente episódio envolvendo ataques virtuais.

O fato refere-se à insidiosa ação difamatória de um conjunto de cidadãos contra a professora Liliam em razão da campanha pública desenvolvida pela Adunioeste visando à valorização dos serviços e servidores públicos, das universidades públicas e em prol da observância pela população das orientações médico-científicas e governamentais de isolamento social e das práticas de profilaxia e higiene no combate à disseminação do Covid-19.

Diante desse lamentável fato, queremos proclamar a toda a sociedade paranaense e, em particular, à população de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel, que o FES repudia veementemente a ação orquestrada contra a pessoa da professora Liliam. Não se pode admitir que a difamação e a exposição da vida privada sejam utilizadas para vilipendiar adversários em razão de discordâncias acerca de orientações e práticas relacionadas à adesão pública de ideias.

Em que pesem os ataques efetuados em todas as frentes contra as liberdades democráticas nos últimos anos em nosso país, advindos tanto de poderes políticos quanto econômicos, o Estado de direito subsiste e, com ele, a Constituição Federal de 1988 e, assim, todas as garantias legais de organização e expressão, bem como as individuais relativas à manutenção da preservação da imagem e da vida privada.

E mais, cabe também salientar o desserviço e o caráter inoportuno das críticas às medidas de isolamento social, que, de maneira falsa, coloca para a população trabalhadora a escolha entre a saúde e a economia, demonstrando que a sua prioridade é diminuir os prejuízos econômicos.

De nossa parte, como expusemos em nosso Manifesto pela Vida, pelo SUS e pelos serviços públicos, a vida está acima do lucro. Salvar vidas é a prioridade e, mais do que isso, todos os estudos dizem que a não observância do isolamento social traz, a médio e longo prazos, prejuízos muito maiores do que o respeito às normas sanitárias no tempo adequado – como, aliás, demonstram os bem-sucedidos enfrentamentos da China, Coreia do Sul e Portugal ao Covid-19 em comparação à tardia adoção das medidas de isolamento por Itália, França, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Entre a vida e o lucro, o FES fica ao lado da vida. Escolha que corretamente também fizeram a professora Liliam e a entidade que ela representa, a Adunioeste. Por isso, todo o nosso apoio à professora e à entidade sindical. Por sua vez, manifestamos nosso total repúdio à referida prática difamatória.