Na manhã desta terça-feira, 2 de abril, o Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná contou com a participação maciça de agentes de apoio representantes de todos os sindicatos de servidores públicos do estado, unidos na reivindicação por uma tabela única que corrija as injustiças da última readequação da carreira.

A audiência foi uma reivindicação do Fórum das Entidades Sindicais (FES), que desde o ano passado tem liderado esforços para que as distorções no plano de carreira dos agentes de apoio sejam revistas. Representando a Alep, participaram os deputados estaduais Professor Lemos, Tercílio Turini, Evandro Araújo, Arilson Chiorato e a deputada Luciana Rafagnin, que advogaram em favor dos trabalhadores.

A discussão em torno desse tema foi retomada recentemente, em 15 de março, durante uma reunião do Grupo de Trabalho dos Agentes de Apoio do FES com o Diretor Geral da Casa Civil, Maiquel Zimann. Uma nova reunião está marcada para 15 de abril, momento em que o governo se comprometeu a apresentar todos os estudos para elaboração de uma nova tabela.

Durante a audiência, o economista Cid Cordeiro expôs as contradições dos argumentos do governo, mostrando que as projeções que mostram impossibilidades financeiras de arcar com a reparação da carreira dos agentes não se mostraram como fatos, pois há muito tempo o estado tem apresentado maior receita do que despesas.

A participação ativa dos trabalhadores, sindicatos e especialistas em políticas públicas é fundamental para garantir que as mudanças propostas reflitam as reais necessidades e aspirações dos agentes de apoio. Mais do que isso, é uma oportunidade para a sociedade civil contribuir com perspectivas e soluções que impactarão diretamente no futuro não apenas desses profissionais, mas de toda a sociedade paranaense.

Confira fotos da audiência, feitas por Bruna Durigan, da APP-Sindicato.