A coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) prevê participação de servidoras(es) públicos de todas as regiões do Paraná no ato programado para amanhã, 29 de abril, em Curitiba. Várias cidades já confirmaram caravanas e o funcionalismo público da Capital e Região Metropolitana também está mobilizado.
A manifestação rememora o massacre sofrido pelas(os) servidoras(es) em 2015, quando, em um protesto pacífico, reivindicavam a manutenção dos recursos da ParanaPrevidência contra um projeto de lei do governo Beto Richa que retirava 8 bilhões de reais da instituição.
Na ocasião, a polícia reprimiu os(as) manifestantes – por orientação do governador Beto Richa e do secretário de segurança à época, Fernando Francisquini – com balas de borracha, cassetetes, gás lacrimogêneo e spray de pimenta.
Desde então, as violências contra servidoras(es) públicos continuaram de outras formas, como retirada de direitos, sucateamento e privatização dos serviços públicos e, principalmente, arrocho salarial. A última reposição integral da inflação ocorreu em janeiro de 2016.

De lá pra cá o governo concedeu reajuste de 2% em janeiro de 2020 e 3% em janeiro de 2022, ambas referente a dívida da data base de 2016. Desse modo, o governo já acumula uma dívida com o funcionalismo público do Estado que vai ultrapassar os 36% em maio – mês da data base, segundo cálculos da assessoria econômica do FES.