Servidoras e servidores das áreas da Saúde e Segurança recepcionaram o governador Ratinho Junior com um protesto na manhã desta segunda-feira, 11, durante uma cerimônia no Detran-PR.

Em vez de conversar com as trabalhadoras e trabalhadores, o governo colocou a tropa de choque da polícia para evitar quem estava se manifestando. A principal reivindicação do funcionalismo público do Paraná é pela reposição da inflação nos salários.

Projeção feita pela assessoria econômica do Fórum das Entidades Sindicais (FES) aponta que em maio, mês da data base, a defasagem deve chegar a quase 34%, pois desde 2017 os vencimentos dos(as) servidores(as) não são reajustados adequadamente.

Durante todo esse tempo, mais de cinco anos, o governo concedeu um reajuste de 2% em janeiro de 2020 e de 3% em janeiro deste ano. “A falta de reposição da inflação, principalmente agora neste momento de disparada de preços, está corroendo o poder de compra do funcionalismo público do Paraná. Algumas categorias estão se preparando para fazer greve se o governo não negociar”, diz Nádia Brixner, dirigente da APP-Sindicato e integrante da coordenação do FES.