A pressão feita pelas instituições que compõem o Fórum das Entidades Sindicais (FES) no último dia 16 de março fez o governo do Estado se movimentar e enviar projetos de lei para a Assembleia Legislativa concedendo benefícios às servidoras e servidores.

No entanto, os projetos são insuficientes para atender as demandas do funcionalismo público como um todo. Sobre a reposição da inflação, por exemplo, não há nada nas medidas do governo. A projeção da assessoria econômica do FES é de que em maio, mês da data base, a defasagem nos salários supere os 34%.

A concessão do auxílio-alimentação para algumas categorias também não contempla as necessidades do conjunto do funcionalismo, pois aposentados e pensionistas ficam sem o benefício e quem o recebe não tem esses recursos incorporados aos salários, ou seja, podem ser retirados a qualquer tempo, dependendo apenas de um decreto governamental.

Tendo isso em vista, o FES apresentou emendas aos projetos do governo para garantir o benefício do auxílio-alimentação a todas as categorias do serviço público, auxilio Melhor Idade aos aposentados e pensionistas, além do pagamento dos 34% de reajuste inflacionário nos salários.