O governador Ratinho Júnior anunciou que vai enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei reajustando os salários do funcionalismo público em 3% (três por cento). Segundo nota publicada na Agência Estadual de Notícias, o impacto da medida é de 1,8 bilhão de reais por ano.

Os integrantes da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais, no entanto, informam que servidoras e servidores públicos do Estado do Paraná estão desde 2017 sem a reposição da inflação sobre os salários. O acumulado de defasagem já supera 30%, podendo chegar em maio do ano que vem a 38%.

“O governador Ratinho Júnior mais uma vez foge ao debate e anuncia unilateralmente um reajuste de 3% (três por cento), dez vezes menos do que o que o Estado deve ao funcionalismo. É mais um calote inaceitável sobre os salários das servidoras e servidores, principalmente se for levado em conta que o governo aprovou na Lei de Diretrizes Orçamentárias um aumento das isenções fiscais de 12 para 17 bilhões de reais para o próximo ano. Essas isenções livram de impostos ricos e super ricos, como grande parte do agronegócio e megaempresários”, afirma José Maria Marques, da coordenação do FES. 

Os sindicatos ligados ao Fórum das Entidades Sindicais e à União das Forças de Segurança vão consultar as categorias de trabalhadoras e trabalhadores para definir quais serão as ações depois de mais esse calote do governo.