O Fórum das Entidades Sindicais promove uma manifestação no Aeroporto Afonso Pena nesta terça-feira, 5, contra a Reforma Administrativa que tramita na Câmara dos Deputados. Representantes de sindicatos de servidoras e servidores de todo o Estado fazem uma vigília a partir das 4h30 da manhã para cobrar pessoalmente os parlamentares que embarcam de Curitiba a Brasília.

No dia 24 de setembro passado, a Comissão Especial da Reforma Administrativa aprovou o parecer do relator, deputado Arthur Maia (DEM). Em uma manobra apoiada pelo Centrão, o governo Bolsonaro aprovou medidas que irão facilitar a transferência de dinheiro público para setores econômicos e empresários, abrindo espaço para a corrupção e deixando milhões de brasileiros sem acesso a direitos e a serviços essenciais.

Dentre os prejuízos para a sociedade brasileira está o fim da estabilidade no serviço público, por meio de avaliações que facilitarão a perseguição política e o assédio, se transformando num meio muito fácil para a prática de corrupção. Além disso, com a possibilidade de redução salarial, a renda de milhões de servidores será prejudicada, enfraquecendo as economias dos municípios.

Com a possibilidade de contratos temporários por até 10 anos, sem concursos públicos, vai aumentar o apadrinhamento e a ocupação dos cargos por pessoas com menos qualificação.

Os sindicalistas pretendem fazer pressão para que deputados da base do governo revejam suas posições de apoio à Reforma Administrativa, mostrando que ao votar a favor dessa medida estarão prejudicando toda a população brasileira, principalmente as pessoas que mais precisam dos serviços públicos.

O governo trabalha com a propaganda enganosa de que a Reforma vai combater privilégios, mas não mexe nas carreiras com os maiores salários, mantendo privilégios de juízes e promotores, e ampliando vantagens para os militares.