A mobilização das servidoras e servidores públicos do Paraná em Foz do Iguaçu no último dia 27 de setembro conseguiu pressionar o governo do Estado sobre a reposição da inflação nos salários do funcionalismo público. Naquele mesmo dia, o líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri, se pronunciou anunciando que o projeto de lei para reajuste será enviado pelo Palácio Iguaçu até o final desse ano.
Na avaliação dos integrantes da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) somente a pressão faz o governo de Ratinho Júnior se mobilizar, tendo em vista que em momento algum do mandato o governador abriu diálogo direto com os representantes da categoria.
Por esse motivo, tanto o FES quanto a União das Forças de Segurança (UFS) já cogitam a possibilidade de novos protestos com paralisação dos serviços públicos na Capital e em outras cidades do Estado.
Segundo os cálculos da assessoria econômica do FES, a defasagem salarial em maio de 2021 ultrapassou os 25%, após quase seis anos sem reposição. Com a inflação voltando com força, a situação está ficando insustentável para servidoras e servidores do Estado.