O Fórum das Entidades Sindicais (FES) está tomando as providências para reverter mais um ataque do governador Ratinho Jr contra servidoras e servidores públicos do Paraná. Depois da aprovação na última segunda-feira, 15, pelos deputados estaduais, do PLC 19, que, na prática, inviabiliza a concessão de promoções e progressões ao funcionalismo, o FES já estuda medidas jurídicas para derrubar essa decisão.

No entedimento do conjunto de sindicalistas, o projeto é inconstitucional, prejudica a população ao desvalorizar o trabalho de servidoras e servidores, interfere na autonomia de universidades estaduais, prejudica o desenvolvimento do Estado ao concentrar recursos na Capital, vai contrário ao discurso sobre meritocracia pregado pelo governo e estabelece critérios absurdos e inatingíveis para a concessão de direitos dos servidores.

“O governo Ratinho Jr. segue sua política de ódio contra o funcionalismo público. A intenção nos parece muito clara, sucatear ao máximo a oferta de serviços públicos, desvalorizando os servidores e servidoras, para que tudo seja entregue à iniciativa privada. É um escândalo que o mesmo governo que não paga o reajuste salarial há quatro anos nos salários, conceda todos os anos mais de 11 bilhões de reais em isenções fiscais para os ricos empresários e para os barões do agronegócio”, salienta Olga Estefânia, coordenadora do SindSaúde e membro da coordenação do FES.

Para justificar os ataques ao funcionalismo, o governo manipula os dados sobre receitas para fazer parecer que não há recursos em caixa. “Acompanhamos de perto das finanças do Paraná e temos certeza de que não é necessário retirar ainda mais direitos dos servidores, que já estão pagando um preço muito alto pela crise”, avalia Cid Cordeiro, economista assessor do FES.

A coordenação do FES anuncia também que, passado o período de pandemia, fará amplas mobilizações e manifestações nas ruas denunciando todos os ataques do governo Ratino Jr. com a intenção de reverter as maldades praticadas pelo atual governador.