Na manhã desta quinta-feira, 20, mais um vez as/os trabalhadoras/es do serviço público do Estado, juntamente com funcionárias/os de sindicatos e associações representativas das servidoras/es, farão mais uma mobilização contra o decreto antissindical de Ratinho Jr.

O protesto está marcado para acontecer a partir das 9 horas da manhã em frente ao Ministério Público do Trabalho, na Avenida Vicente Machado, 84, Centro de Curitiba. A mobilização acontece no momento de mais uma rodada de negociações mediada pelo MPT entre o Fórum das Entidades Sindicais (FES) e associações com representantes do governo.

A medida, editada pela primeira vez em dezembro e reeditada duas vezes no mês de janeiro e fevereiro, pretende fragilizar os sindicatos e associações de servidoras/es. No entanto, ao atacar os representantes dos trabalhadores, o governo pode atingir até 300 mil famílias no Paraná que possuem convênios, principalmente de saúde, interligados aos descontos em folha do funcionalismo público do Estado.

“Ao que tudo indica, o alvo do governo é o conjunto de sindicatos dos servidores públicos. Como Ratinho Jr. promove ataques sistemáticos aos direitos dos trabalhadores, tem encontrado nos sindicatos sua principal oposição. Por esse motivo, quer, com o decreto, impedir que os servidores continuem contribuindo com o desconto em folha”, alerta Ricardo Miranda, da coordenação do FES e presidente do SINDARSPEN.

Aliadas/os às/aos servidoras/es públicos estão os funcionários dos sindicatos. Se o decreto não for revogado, pode causar demissões em massa por absoluta falta de recursos. A coordenação do FES convoca todas as servidoras/es a participar do ato e convida toda a população do Paraná a se juntar na luta por um serviço público de qualidade.