Com a presença de representantes de 16 sindicatos do serviço público estadual, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) iniciou na manhã desta terça-feira, 11, o planejamento estratégico das ações a serem conduzidas para o ano de 2020.

Sindicalistas de todas as regiões do Paraná estão debatendo a conjuntura política e econômica do País e do Estado, com mapeamento do cenário e o levantamento de eixos específicos de atuação no âmbito sindical.

Dentre os assuntos abordados estão o desmonte do Estado pelos atuais governos, a lógica ultraneoliberal com predomínio de ações privatizantes, diminuição do investimento público em saúde, segurança, educação e outras áreas, déficit público, PIB, dívida pública, recursos gastos com propaganda governamental, desemprego e ações antissindicais.

O evento conta com a participação do técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sandro Silva, e com o economista Cid Cordeiro. Após a análise de conjuntura, os componentes do FES vão definir, apresentar e sistematizar as atividades para fazer o contraponto às políticas implementadas pelos governos que afetam prejudicialmente o serviço público, assim como promover a defesa dos direitos dos trabalhadores/as do Paraná.