Representantes do Fórum das Entidades Sindicais (FES) se reuniram na tarde desta quarta-feira, 27, com o secretário de Estado de Administração e Previdência, Reinhold Stephanes, e com representantes da Secretaria da Fazenda (Sefa) do Paraná para discutir a bilionária isenção fiscal dada a iniciativa privada no contexto de arrocho e retirada de direitos do funcionalismo público.

Durante o encontro, membros do governo se comprometeram a “atuar em conjunto (com o FES) para fazer uma revisão das desonerações e isenções fiscais”. Segundo os técnicos da Sefa, isso é “de interesse da Secretaria e uma das missões que foram dadas tanto pelo secretário da pasta quanto pelo próprio governador (Ratinho Jr.), recentemente”.

Os representantes da Sefa também disseram que há uma necessidade de revisão, ressalvando-se benefícios concedidos no contexto da guerra fiscal para não haver perda de competitividade de empresas paranaenses.

Membros do FES cobraram do governo mais transparência em relação às isenções concedidas a grandes empresas. A cifra deve alcançar 10 bilhões de reais nesse ano e 11 bilhões de reais em 2020. Segundo os técnicos da Sefa, é possível dar mais detalhes das isenções, resguardando os dados sujeitos a sigilo fiscal.

Os servidores públicos amargam muitas perdas nos últimos anos, como a falta de reajuste da inflação há quatro anos. Neste momento, o governo envia para a Assembleia Legislativa a reforma da previdência estadual, aumentando a contribuição de ativos e aposentados, aumentando o tempo de contrubuição e diminuindo os valores da aposentadorias.

Para os representantes do FES é necessário saber porque o governo prioriza a retirada de direitos dos trabalhadores públicos e ao mesmo tempo concede altos benefícios à iniciativa privada. A intenção do membros do Fórum é saber quem está recebendo essas isenções e se a contrapartida ao povo paranaense, exigida na concessão dos benefícios, está realmente acontecendo.