Lideranças dos sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Sindicais (FES) entregaram na tarde desta terça-feira, 14, a pauta de reivindicação do funcionalismo público do Paraná ao líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Hussein Bakri (PSD).

Durante a reunião, sindicalistas destacaram a urgência do pagamento da data-base, ou seja, a reposição da inflação nos salários. “O governo do Paraná não paga a reposição integral da inflação nos provimentos de servidoras e servidores públicos desde 2016 e a defasagem deve superar 42% em maio, que é o mês da data-base”, disse a presidente da APP-Sindicato e integrante da coordenação do FES, Walkíria Mazeto.

Além da data-base, outros itens da pauta são a isenção da contribuição previdenciária nos benefícios de aposentados e pensionistas do ParanaPrevidência que recebem menos de seis salários mínimos, teto do INSS; melhores condições de atendimento à Saúde e melhoria no sistema de perícias médicas e a convocação urgente de concurso público para todas as categorias.

O líder do governo disse que pretende marcar uma reunião com a Secretaria de Estado de Administração e da Previdência (SEAP), Casa Civil e integrantes do FES na semana seguinte ao Carnaval.

A coordenação do FES também entregou ao deputado Bakri documento elaborado pela assessoria econômica que mostra que há plenas condições do governo Ratinho Junior pagar o que deve a servidoras e servidores. Confira a íntegra do documento.