Defasagem nos salários deve superar os 34% em maio deste ano.

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) promove um grande ato nesta quarta-feira, 16 de março, para reivindicar a reposição da inflação nos salários do funcionalismo público do Poder Executivo. A mobilização, que ocorre em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, a partir das 9 horas da manhã, reunirá servidoras e servidores de todo o Estado.

Segundo cálculos da assessoria econômica do FES, a defasagem salarial deve chegar a 34% em maio, mês da data base. A justificativa do governo para não conceder o reajuste da inflação é a pandemia e suas consequências na economia. No entanto, o discurso contrasta com os números apresentados pela própria Secretaria de Estado da Fazenda.

No mês de fevereiro, o secretário Renê Garcia fez a prestação de contas do Estado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e verificou-se um superávit nas contas do governo de 7,2 bilhões de reais. Além disso, está previsto para esse ano a concessão de benefícios fiscais de 17 bilhões de reais para grandes empresas e setores do agronegócio.

“Recursos há. A impressão que temos é que o governo realmente não quer pagar o reajuste de acordo com a inflação. É bom salientar que as servidoras e servidores não estão querendo aumento de salário, o que se reivindica é apenas a reposição da inflação que está corroendo o poder de compra do funcionalismo público. Apenas no último ano, a inflação foi de 10,05% e os servidores tiveram um reajuste de apenas 3% em janeiro, sendo que o Estado já deve mais de 30%”, ressalta Ricardo Miranda, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen) e membro da coordenação do FES.