Os conselheiros que representam o Fórum das Entidades Sindicais (FES) na Paranaprevidência encerraram suas avaliações sobre a prestação de contas do segundo trimestre de 2021 destacando duas reivindicações.

A primeira delas diz respeito à divida que já chega a R$ 2 milhões ao fundo de Previdência, devida pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas. Essas instituições permanecem não realizando as contribuições ao Fundo Previdenciário. Desse modo, os conselheiros aprovaram as contas com a ressalva de que esses recursos sejam depositados imediatamente.

A outra situação se refere à venda, por parte do governo, da folha de pagamentos dos aposentados e pensionistas para o Banco do Brasil. De acordo com os conselheiros, os recursos arrecadados com essa operação, R$ 640 milhões, possibilitariam que a base de cálculo praticada antes da Emenda Constitucional (EC) 45 seja retomada, pois o percentual de desconto de 14% a partir de três salários mínimos prejudica a saúde financeira dos beneficiários.

Confira as informações dos conselheiros e o Relatório Sintético no informativo produzido pelo FES.