Servidoras e servidores do Estado do Paraná fizeram um ato simbólico em frente ao Palácio Iguaçu na tarde desta quinta-feira, 29 de abril, para rememorar o massacre ocorrido nesta mesma data no ano de 2015.

Na ocasião, o governador Beto Richa ordenou que a Política Militar atacasse trabalhadoras e trabalhadores que estavam acampados em manifestação pacífica reivindicando seus direitos. Balas de borracha, bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e cassetetes foram usados pela PM contra cidadãos completamente desarmados.

Hoje os trabalhadores estenderam faixas pedindo diálogo, o fim das políticas de terceirização e demissões. “A violência física teve fim naquele dia 29 de abril, mas a violência contra o serviço público continua de outras formas. Estamos sem reajuste adequado há seis anos, com defasagem salarial maior que 25%. São quatro salários perdidos ao ano. Mas não é apenas isso, tivemos promoções e progressões congeladas e estamos há vários anos sem concurso público. Mudou o governador, mas a maneira truculenta de tratar servidoras/es continua a mesma”, disse Carolina Nadolny, da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES).