O Fórum das Entidades Sindicais (FES) está propondo aos deputados da Assembleia Legislativa (Alep) uma audiência pública para abrir uma discussão ampla sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que deve ser votada nos próximos dias. O principal ponto que move os representantes do funcionalismo público é a intenção do governador Ratinho Jr. de incluir na LDO o congelamento de salários, progressões e promoções de servidoras e servidores do Estado.

A justificativa do governo para mais esse ataque é de que a lei de renegociação de dívidas dos estados impediria o aumento de gastos. Além disso, o governador usa a pandemia como pretexto para prever uma queda acentuada na arrecadação, o que também não é verdade na avaliação da assessoria econômica do FES. Confira aqui.

Ao mesmo passo que o governo quer tirar das trabalhadoras e trabalhadores, de outro lado mantém benefícios bilionários aos endinheirados. “Mesmo se o governo estivesse com problemas de caixa, nós, do FES, temos muitas ideias para colaborar. Uma delas é a retirada das isenções de 11 bilhões de reais que vão todos os anos para o bolso de grandes e empresários e para o agronegócio. É dinheiro do povo do Paraná que poderia servir para financiar a educação, segurança e a saúde do Estado e ainda sobraria muito para honrar os salários do funcionalismo”, destaca o presidente do Sindarspen e membro da coordenação do FES, Ricardo Miranda.

A movimentação dos dirigentes do FES junto aos deputados para a convocação de uma audiência pública está intensa e a intenção é de que o evento aconteça em breve, pois a LDO deve ser apreciada pelos parlamentares nos próximos dias.