O Fórum das Entidades Sindicais (FES) promoveu na última quarta-feira, 29, uma plenária online para esclarecer dúvidas das servidoras e servidores públicos do Paraná sobre a reforma da previdência feita pelo governador Ratinho Jr.

“Todos sofreram muito com essa reforma cruel. Em discussão com procuradores do Ministério Público encontramos algum consenso sobre os malefícios das ações dos governos federal e estadual. Um dos maiores problemas foi o aumento da contribuição previdenciária para aposentados de 11% para 14%, além da redução do teto de desconto para aposentados e pensionistas que contribuiam apenas sobre o que excedesse o teto do INSS (R$ 6.101, 06) e agora passam a pagar sobre o que recebem a mais do que três salários mínimos. Caso o MP não venha a intervir, vamos judicializar de uma forma ou de outra”, disse o assessor jurídico do FES, Ludimar Rafanhim.

Durante aproximadamente duas horas, tanto Rafanhim, quanto os conselheiros do FES junto à Paranaprevidência, Vilma Terezinha, Eder Rossato e José Maria Marques, responderam perguntas dos sindicalistas e de outras pessoas que acompanharam a plenária pelo Facebook.

Durante o evento, mais de 500 pessoas acompanharam simultaneamente a plenária. Para quem não conseguiu acompanhar, é possível acessar o conteúdo na íntegra na página do Facebook do FES pelo link https://www.facebook.com/forumservidorespr/posts/1368228786703949

No mês de setembro o FES planeja realizar mais uma plenária sobre o assunto. Para saber detalhes do próximo encontro, acompanhem as publicações do Fórum através do site https://fesparana.wordpress.com/ e da página no Facebook https://www.facebook.com/forumservidorespr/ .