A partir de hoje, dia 24 de março, o Ambulatório do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) da Santa Casa suspenderá todas os serviços eletivos, desde consultas, com exceção as do pré-natal, a exames e procedimentos ambulatoriais. O cancelamento é por tempo indeterminado, seguindo o Decreto nº4.230 de 2020 do Estado do Paraná e a Portaria nº356/20 do Ministério da Saúde que regulamenta a lei 13.979/20 e Recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM), do dia 17 de março, sobre a pandemia Covid-19.

As remarcações de consultas, exames e procedimentos que já estavam agendados serão realizadas posteriormente por telefone pela equipe da Central de Agendamento, para comodidade dos usuários e para evitar o congestionamento das linhas de telefonia do SAS não é necessário ligar. Nossa equipe entrará em contato.
Para pacientes internados, estão proibidas visitas nas Unidades de Internação e UTIs, além da proibição da presença de criança em todo ambiente hospitalar. Acompanhantes estão liberados só para pacientes menores de 18 anos e acima de 60 anos. Também é proibido acompanhante idoso (maior de 60 anos) ou com sintomas gripais ou pessoas imunodeprimidas. É proibida a troca de acompanhante durante o período de internação do paciente.

AMBULATÓRIO VIRTUAL

Por conta da recomendação para que a pessoas fiquem em casa, o Hospital irá disponibilizar o Ambulatório Virtual para orientações e atendimento via telefone, pelo número (41) 4007-2323. Pessoas com sintomas gripais e que estejam em dúvidas sobre procurar ou não um serviço médico, devem ligar antes para nossa equipe. A triagem será feita por uma equipe de saúde, que atenderá com base em protocolos médicos para o direcionamento de cada caso. O paciente poderá ser orientado pela própria equipe de saúde a fazer repouso domiciliar, ser encaminhado a um serviço de emergência geral ou ainda um serviço de emergência especializado em insuficiência respiratória – todos disponíveis na Santa Casa.
O atendimento telefônico aos usuários acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nos casos necessários, pode ocorrer avaliação médica por telefone (telemedicina).

PRÉ-NATAL

Já as consultas pré-natal serão atendidas nos dias e horários já previamente agendados no Centro Médico da Santa Casa na Avenida Visconde de Guarapuava, nº3.170, Centro, em uma área oposta à emergência, para que as gestantes sintam-se mais seguras por não estarem expostas a pacientes graves.

RECEITAS

Em caso de necessidade de renovação de receita para continuidade dos tratamentos de pacientes com doenças crônicas, entrar em contato também com o Ambulatório Virtual. O receituário poderá ser recebido pelo WhatsApp (branca) ou poderá ser retirado no Centro Médico (receita azul e amarela) pelo paciente ou representante do paciente, em casos necessários.