Servidores/as Públicos e funcionários/as dos sindicatos promovem nesta sexta-feira mais uma mobilização contra o decreto antissindical de Ratinho Jr. O protesto é contra a medida que tem o objetivo de enfraquecer as representações dos trabalhadores impedindo que os servidores/as continuem contribuindo através do desconto em folha de pagamento, afetando diretamente as finanças de associações e sindicatos.

A partir das 9 horas da manhã, a concentração acontece em frente ao Ministério Público do Trabalho, na Avenida Vicente Machado, 84, em Curitiba. Após o ato, os sindicatos e associações participam de mais uma reunião, onde o MPT mediará o debate com o governo.

O decreto exige a revalidação da autorização do desconto em folha das mensalidades no sistema PRconsig. A coordenadora do FES, Professora Marlei Fernandes de Carvalho, destaca que o decreto não veio para proteger os(as) servidores(as), mas para criar dificuldades para que os(as) trabalhadores(as) continuem associados(as). “O governo não tem nenhuma ação, nos últimos 30 anos, de servidores(as) questionando sobre descontos indevidos feitos por associações ou sindicatos, esse dado é do próprio governo. Ou seja, é incoerente a justificativa que o Estado está preocupado com legitimidade ou com a segurança dos dados dos(as) servidores(as)”, afirma a coordenadora.