A coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) se reuniu na tarde desta segunda-feira, 3, com o líder do governo Ratinho na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, para relatar a inconstitucionalidade e outras ilegalidades do decreto 3808/2020, editado pelo governador Ratinho Jr.

Na prática, a medida interfere na relação entre sindicatos e associações e servidores/as, fere a liberdade sindical e prejudica os trabalhadores ao obrigá-los a fazer uma nova validação para que as mensalidades devidas às instituições representativas do funcionalismo público sejam descontadas em folha.

“Em nossa avaliação, essa é uma tentativa de retirar recursos dos sindicatos como forma de dificultar o enfrentamento com o governo, tendo em vista que nossas instituições são firmes na defesa dos trabalhadores”, disse o presidente do Sinteemar e membro da coordenação do FES, José Maria Marques.

O líder do governo Ratinho Jr se comprometeu a conversar pessoalmente com o governador e expor as considerações dos membros do FES.