O governador Ratinho Junior mais uma vez sem debater com os servidores públicos prepara novas medidas que afetam as categorias do funcionalismo. A última iniciativa de que se tem notícia nesse sentido é a reforma da previdência estadual.

Mesmo com a PEC Paralela da Previdência emperrada no Senado, Ratinho pretende protocolar na Assembleia Legislativa sua própria proposta na próxima semana. “O governo mais uma vez falta com respeito aos servidores enviando uma proposta sem nunca ter sequer oferecido a possibilidade de um diálogo a respeito” afirma a integrante do FES, Jaqueline Tillmann.


O FES solicitou com urgência reunião com o secretário de Administração, Reinhold Stephanes, para ter informações a respeito e cobrar uma postura mínima do governo. O encontro deve acontecer na próxima segunda-feira, às 16 horas.

Ratinho Junior pretende impor sacrifícios aos servidores do Poder Executivo do Paraná ainda maiores do que os que atingiram os trabalhadores do regime geral da previdência. “A Reforma da Previdência sancionada pelo governo federal vai causar prejuízos imensos à grande massa de assalariados no país e Ratinho pretende fazer o mesmo com os servidores estaduais”, salienta Hermes Leão, presidente da APP e da coordenação do FES.

Recentemente o governo praticamente acabou com as licenças especiais se valendo da ampla maioria de deputados aliados a seu governo. Ratinho Júnior não ouviu os trabalhadores e com a reforma da previdência o procedimento parece ser o mesmo.

PEC Paralela da Previdência – o que é?

A PEC Paralela permite que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotem em seus regimes próprios de previdência social as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio da União.

Dentre os vários prejuízos, a Reforma da Previdência idealizada por Bolsonaro e promulgada pelo Congresso endurece o acesso para a aposentadoria e pensões dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como para suas viúvas, viúvos e seus dependentes.

Além disso, reduz o valor do benefício, aumenta o tempo de contribuição dos trabalhadores em atividades insalubres e praticamente acaba com a aposentadoria especial. Outra cruel mudança é a que diminui o valor do benefício para quem se aposenta por invalidez.

Confira uma análise detalhada dos efeitos nocivos da reforma da previdência.

Os servidores do Paraná já sofrem desde 2015 com um verdadeiro saque ao fundo do Paranaprevidência. E agora, querendo surpreender, mesmo sem a aprovação da PEC Paralela no Congresso, Ratinho quer tornar pior a situação dos trabalhadores do Estado. Segundo a direção do FES, haverá resistência firme contra mais esse abuso.

*Com informações de Rosely Rocha, da CUT Nacional