A bancada do PT se reuniu com o governador Ratinho Junior para discutir a data-base dos servidores. O economista Cid Cordeiro e o líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri, também participaram do encontro. Foto: Roberta Freyesleben

A bancada do PT na Assembleia Legislativa (Alep) participou nesta quarta-feira (29), no Palácio Iguaçu, de uma reunião com o governador Ratinho Jr. para discutir a data-base do funcionalismo estadual. Durante o encontro, foi apresentado ao governador um estudo técnico realizado pelo Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) que aponta que o Poder Executivo tem condições financeiras de conceder imediatamente o reajuste de 4,94% referente à reposição da inflação dos últimos 12 meses aos servidores públicos.

“Estamos chegando de uma reunião com o governador. Fomos acompanhados do líder do governo, deputado Hussein Bakri, e do economista Cid Cordeiro, que apresentou ao governador, em nome do Fórum das Entidades Sindicais, um estudo técnico mostrando que os números do Estado permitem que o governador encaminhe para esta Casa um projeto de lei concedendo imediatamente o reajuste de 4,94%, referente a inflação dos últimos 12 meses e também que comece a pagar, até o final deste ano, as reposições inflacionárias dos anos anteriores que não foram feitas”, anunciou Lemos durante a sessão plenária de hoje, destacando que a decisão que o governador precisa tomar é essencialmente política, e não técnica.

O líder do PT enalteceu a mobilização dos deputados estaduais em defesa da data-base do funcionalismo. “Nós sabemos que vários deputados já conversaram com o governador e já fizeram chegar aos secretários que o Estado precisa atender esta demanda importante e justa. Na Assembleia, estamos todos sensibilizados com esta causa, que é a causa do povo do Paraná.”

Lemos explicou que o serviço público é feito para a população, que é quem utiliza os serviços das polícias, dos profissionais da saúde, dos trabalhadores e trabalhadoras da educação básica e do ensino superior, entre outros setores. “São os servidores e servidoras que levam os serviços públicos para a população. Estes servidores estão trabalhando 12 meses por ano, mas recebendo o salário relativo a apenas 10 meses, pois o Estado está devendo mais de 17% em perdas inflacionárias que não foram pagas, desrespeitando o que determina a lei.”

As perdas acumuladas são referentes aos índices da inflação de 6,29% e 1% de janeiro de 2017; 1,1% de maio de 2017; 2,76% de maio de 2018 e 4,94% de maio de 2019.

O parlamentar também comentou que algumas categorias já entraram em estado de greve, mas que uma greve seria o pior cenário para os trabalhadores e a população. “Algumas categorias já decidiram pelo estado de greve, que é um estágio que antecede a greve. A greve é o pior cenário para os servidores, para os usuários que dependem dos serviços públicos. Não podemos deixar chegar a este ponto.”

O deputado Arilson Chiorato afirmou que a reunião com o governador pode representar um avanço nas negociações em torno da data-base. “O funcionalismo público estadual é fundamental para o desenvolvimento do Paraná. São nossos servidores e servidoras quem movem a máquina pública e fazem tudo acontecer. Após esta reunião, acredito que vamos avançar sobre a data-base, e nós continuaremos cobrando.”

Para a deputada Luciana Rafagnin, a luta dos servidores em defesa dos seus direitos é justa. “O governador recebeu o estudo e disse que irá analisar os dados apresentados. Queremos encontrar uma solução, uma saída harmônica para todos e as sugestões trazidas pelos parlamentares são bem vindas”.

Já o líder da oposição na Alep, deputado Tadeu Veneri, disse que a data-base é obrigação, e não um favor que o Estado faz aos servidores públicos. “A data-base é lei, é obrigação e é direito. Apesar disso, a data-base não é cumprida há 4 anos no Paraná. Vamos lutar junto com os servidores públicos para que este direito, e não favor, seja cumprido pelo governo do Paraná.”

Fonte: Da assessoria de comunicação