O Fórum das Entidades Sindicais (FES) realizou, na manhã desta terça-feira (18), mais uma mobilização pela data-base. Servidores e lideranças dos sindicatos se reuniram em frente ao Palácio Iguaçu.
Com a pressão, o governador Ratinho Junior (PSD) recebeu deputados estaduais que compõem a bancada de Defesa do Serviço Público.
A coordenação do FES explicou que o governador não apresentou proposta para pagamento da reposição salarial do funcionalismo, mas teria informado aos deputados que ainda está discutindo o assunto com sua equipe.
No período da tarde, o comando estadual para a greve unificada dos servidores esteve reunido. Os representantes dos trabalhadores deram continuidade nos preparativos da paralisação por tempo indeterminado a partir do próximo dia 25.
Professores e funcionários de escola da rede pública já aprovaram adesão à greve. A assembleia da APP-Sindicato aconteceu no último sábado (15). Servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) também confirmaram adesão. A assembleia foi nesta terça (18).
Outras categorias têm assembleias marcadas para os próximos dias. O indicativo é de que até os militares vão aderir ao movimento.
Pauta unificada
- Pagamento da Data-base;
- Retirada do Projeto de Lei Complementar 4/2019 da ALEP que destrói a carreira do funcionalismo público estadual;
- Abertura de concurso público;
- Defesa da Previdência Pública;
- Humanização da perícia médica no Estado;
- Melhores condições de atendimento da saúde dos(as) servidores(as);
- Garantia do direito de greve e retirada das faltas atribuídas ilegalmente;
- Concessão de licenças especiais.