Servidores públicos realizaram, nesta quarta-feira (5), um protesto contra a demora do governador Ratinho Junior (PSD) para pagar a reposição anual da inflação nos salários do funcionalismo.
A manifestação foi organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES) e aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), durante audiência pública de prestação de contas das finanças do estado.
Na avaliação do FES, a apresentação feita pelo governo distorce a realidade dos números para atacar direitos dos trabalhadores.
“Na propaganda da televisão e nos portais, o Paraná está uma maravilha. Não vamos aceitar (retirada de direitos) e vamos tirar uma data para as categorias decidirem sobre uma greve por tempo indeterminado. Esse é o recado que queremos passar ao governo”, disse a integrante da coordenação do FES, Marlei Fernandes.
As lideranças sindicais sustentam que a administração estadual tem condições para pagar os 4,94% referentes a inflação dos últimos 12 meses e negociar os atrasados, sem riscos para a saúde financeira do estado.
“Já superamos o debate técnico e o estudos dos números. Agora a decisão é política e o pagamento da data-base só depende do governador”, destaca Marlei.
Na tarde desta quarta-feira, os sindicatos realizam uma plenária para deliberar os próximos passos da pressão sobre o governador Ratinho Junior.
Durante a audiência pública, a população presente foi impedida de fazer questionamentos. Apenas deputados tiverem direito a fala.