Mês: outubro 2022

FES convoca para manifestação em defesa dos servidores públicos

O Fórum das Entidades Sindicais está convocando servidoras(es) do Paraná a participar de uma manifestação em defesa do funcionalismo público do Estado e das empresas públicas nesta quarta-feira, 26 de outubro.

O ato acontece em Curitiba, com concentração na Praça Carlos Gomes (Centro) a partir das 9h30. A caminhada tem saída às 10 horas da manhã e deve passar pela Praça Tiradentes finalizando na sede dos Correios.

A manifestação é uma iniciativa de sindicatos de servidores de empresas públicas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Correios e outros e recebe o apoio do FES.

Durante o ato, dirigentes sindicais e lideranças políticas irão debater sobre a importância econômica e social das empresas estatais, alertar sobre as reiteradas falas do atual governo federal e sua equipe econômica sobre privatizações e conclamar toda a população a defender o patrimônio público brasileiro.

FES planeja audiência pública para discutir Projeto de Lei Orçamentária Anual

 

A Assembleia Legislativa deve discutir nas próximas semanas o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado pelo governo Ratinho Junior. Tendo em vista que no projeto não está previsto o recurso para o pagamento da Data Base, Progressões e Promoções, os sindicatos ligados ao FES vão acionar parlamentares da Alep para realizar uma audiência pública.

A intenção é debater os números apresentados pelo governo e mostrar que há condição fiscal para pagar, principalmente, a data-base e renegociar o passivo que perdura desde 2016, acumulando mais de 36% de defasagem salarial para o funcionalismo público.

O FES também está elaborando emendas ao PLOA e vai encaminhar as sugestões aos parlamentares.

Outra deliberação realizada na última reunião da coordenação do FES, ocorrida na segunda-feira, 17, é a elaboração de um conjunto de ações para lutar contra a PEC 32, da Reforma Administrativa, que tem o potencial de destruir o serviço público nas três esferas, federal, estadual e municipal.