DATA-BASE – Deputados de Oposição apresentam projeto de lei pela reposição salarial dos servidores do executivo

Na sessão plenária da segunda-feira, 15 de julho, o deputado estadual Professor Lemos (PT) anunciou a apresentação de um projeto de lei elaborado pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), visando garantir a reposição salarial dos servidores do Poder Executivo. Esta iniciativa surge como resposta à recente aprovação de reajustes salariais para os servidores dos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, ficando de fora apenas os servidores do Executivo.

Desde o início do mandato do governador Ratinho Júnior, os servidores do Poder Executivo do Paraná não tiveram a reposição salarial correspondente à inflação, causando grave defasagem nos salários e comprometendo a qualidade de vida desses trabalhadores.

O projeto de lei protocolado pela bancada do PT e PDT, composta por oito parlamentares, propõe um reajuste de 8,03% para os servidores do Poder Executivo, incluindo civis, militares, ativos e aposentados. Este reajuste será dividido em três parcelas de 2,61%, a serem aplicadas em janeiro, julho e novembro. “O governador deveria ter cumprido sua obrigação, mas não o fez. Agora, estamos aqui para garantir que esse direito seja respeitado”, afirmou o deputado Professor Lemos durante a sessão.

Pontos Principais do Projeto de Lei

• Reposição Salarial: Uma Necessidade Constitucional
A justificativa do projeto de lei é de que a ausência de reposição salarial configura uma violação à Constituição do Estado do Paraná e à lei estadual que regulamenta a data-base dos servidores.

• Orçamento e Margem Fiscal
Segundo os deputados da oposição, o governo estadual possui orçamento e margem fiscal suficientes para realizar a reposição salarial. A recusa em conceder o reajuste é vista como um desrespeito aos servidores.

• Convite à União Parlamentar
O projeto de lei está aberto para assinatura de todos os parlamentares, independente de suas filiações partidárias.

Histórico de Desrespeito aos Servidores

Durante o mandato do governador Ratinho Júnior, não houve reposição salarial correspondente à inflação em nenhum ano. No ano passado, houve um pagamento parcial referente à inflação do governo anterior, de Beto Richa, mas nenhum centavo foi pago durante o governo atual. Ao longo dos anos, o governo Ratinho Júnior tem desrespeitado a Lei 15.512/2007, que regulamenta a data-base no Paraná, e a Lei 18.493, de 2015, que estabeleceu parâmetros para a implementação da data-base para os anos subsequentes. No entanto, uma nova lei estadual congelou os reajustes, resultando em uma defasagem acumulada que já supera os 35%.

Próximos Passos
O projeto de lei agora segue para tramitação na Assembleia Legislativa, onde será debatido e votado pelos deputados. A bancada de oposição e o Fórum das Entidades Sindicais (FES) esperam contar com o apoio dos demais parlamentares para corrigir esta injustiça histórica e garantir que os servidores do Poder Executivo do Paraná recebam a reposição salarial devida.

PROJETO DE LEI_489_2024

 

7 comments

comments user
Luiz Carlos Flávio

Excelente iniciativa,!
Parabéns!👏👏👏

comments user
ALFREDO BATISTA

Parabéns aos parlamentares pela iniciativa. É um caminho tático fundamental para alcançarmos objetivos das diferentes categorias profissionais.

comments user
José Carlos ciceri

Vamos a luta

comments user
Aimara Riva de Almeida

Meus agradecimentos aos Deputados que apresentaram Projeto de Lei pela reposição salarial dos servidores públicos do Estado do Paraná. O Governador Ratinho mais uma vez concedeu o reajuste aos servidores dos outros poderes constituídos, caracterizando uma afronta aos Servidores do Executivo, como só o vem fazendo no seu período dos seus mandatos como Governador. Em contrapartida oferece polpudas gratificações aos ocupantes de Cargos Comissionados de sua confiança que exercem algumas funções que não são afetas a sua formação profissional.

comments user
SUELY FORTUNATO SUELY FORTUNATO GATTO

Como pode um governador descumprir uma Lei por tanto tempo…?

comments user
olgaromanichen@gmail.com

Isso era pra ter acontecido ligo após o recesso. Fevereiro. Isso comprova que nunca falam a verdade. Sempre passando conversa na população. Decepção. Serve de exemplo pra próxima eleição.

comments user
Antonio Caetano

É um governo que na posse promete cumprir as leis, isto só de firula, porque na prática ele ” pensa ” que está acima da lei.

Publicar comentário