Com dívida em 42%, Ratinho Jr. anuncia 5,79% de reposição salarial

O governador Ratinho Jr. vai enviar projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com proposta de reposição salarial de 5,79% para servidoras(es) do Estado, a ser incorporada a partir de agosto. A notícia foi divulgada nos canais de comunicação do governo nesta sexta-feira, 31.

O índice corresponde à inflação registrada em 2022, mas não chega nem perto da defasagem dos salários do funcionalismo público, que deve alcançar 42% em maio deste ano.

Para a coordenação do FES, a reposição da inflação do ano passado é um vitória da luta e da pressão feita pelo conjunto de sindicatos que representam as categorias do serviço público estadual.

No entanto, os sindicalistas entendem que essa proposta é absolutamente insuficiente e aquém das demandas dos servidores. Portanto, é urgente e necessária a apresentação de uma nova proposta do Poder Executivo que possa ser efetivamente avaliada e condizente com a demanda de compensar as perdas inflacionárias que se acumulam desde 2016.

Servidoras(es) amargam a perda do poder de compra de seus salários fruto de uma política de arrocho salarial colocada em prática ainda no governo Beto/Cida, e continuada no mandato do atual governador. Com isso, já são quase sete anos de desvalorização.

Sendo assim, o FES orienta os sindicatos a permanecer mobilizando a categoria e preparando a agenda de lutas, manifestações e paralisações até que o governo apresente um proposta que atenda às reivindicações de servidoras(es).

23 comments

comments user
Ademir Pereira de Souza

O governo Ratinho Junior tinha que dá esse reajuste para o mês de abril não para o mês de julho nós funcionários públicos estamos com um defajage grande.

comments user
Lacerda silvestre

Até agosto perderemos mais, e os deles será essa base tbm.

comments user
Joel de Oliveira

Nossa vozes soa mais forte que eles. Gerico foi abaixo em 7 dias, através do som.

comments user
Jurandir Alves Pereira

É um absurdo esse déspota apresentar uma proposta como está,isso é uma afronta ao funcionalismo,esse(des)governo filhote de bolsonaro,esse ser cheio do nada e vazio de tudo,um dia colherá o que vem disseminando,e o pior é saber que servidores que estão no arrocho votaram nesse rato de esgoto,aff!que nojo dessa corja.

comments user
Lenir Elizete Martinez.

Meu Deus, estou passada! Ratinho, não tem vergonha na cara
…🤮

comments user
Antonio Simiao

É necessadio a paralização geral de todos o servidores do executivo com a única exigencia, pagar já 42% da perda inflcionária.
Se não for assim ninca vai nos pagar!
A data base é maio, o governo ta prometsndo para final de agosto. Qual é a garantia, e mesmo assim bem aquém dos nossos direitos.
Estamos a cada dia mais sem poder aquisitivo.
Para os outros poderes não falta dinheiro.!!!

comments user
Eugenio

Esta proposta é indecente, enquanto nos temos que se adequar a esta miserável proposta os deputados esbanjam dinheiro aprovando tudo oque benefia amodomia e salarios altíssimo e ,mais só pro legislativo e judiciario,assim deixando quem realmente trabalha de fora ,é vergonhoso ser pulico pois até hoje não consigui ver um politico honesto até parece que pra eles Deus não existe so pensam no poder e dinheiro, mais deixo um alerta esta vida não é eterna a vinda de cristo esta chegando e daqui eles não levaram nada resta mesmo a eles o fogo do inferno

comments user
Cleusa Pereira Nogueira.

E um absurdo essa proposta , estamos vivendo a custa de empréstimo todos os meses para conseguir pagar as despesas do mês. Não vemos a hora de receber pelo menos a reposição da inflação em maio. Agora vem com essa de pagar em agosto. É muito descaso com o funcionalismo. A classe mais baixa, que somos nós, não recebemos nem o auxílio alimentação de 600,00 que foi pago a quase todas as categorias. Porque essa discriminação entre as classes ? Somos os que mais estamos sofrendo com essa crise que estamos passando. Não aguentamos esperar até agosto. Até lá morremos de fome !!! Por favor.

comments user
Edenilson

Isso aí. Não podemos aceitar migalhas.
Vamos lutar pelos nossos direitos.
👏👏👏👏👏👏

comments user
Munir Gariba

O cinismo é demagogia desse cidadão que está governador não encontra paralelo com nada, a não ser os nobres secretários e deputados que o o apoiam nessa política de achatamento salarial e desvalorização do funcionário público do Executivo.

comments user
Marcio Luis kostulski

Governo de direita só previlegia a elite, povão tem que se virar eles impõem leis e impostos e nós pagamos, até quando…

comments user
Daniel Fernandes

Vergonhoso! Além de que, não paga as férias e licenças atrasadas daqueles que aposentaram. Servidor Público na ativa desvalorizado e inativos tratados como escória da sociedade.
GOVERNADOR INSENSÍVEL.

comments user
Walter Ferreira de Mello

Vergonhoso, e saber que muitos servidores votam em um governo assim, misericórdia

comments user
Marcelo

Greve geral!

comments user
Roberto Satin

O governo poderia melhorar até o nível do funcionário público federal.E fazer uma proposta capaz de repor as perdas,ao redor de 40%,ao longo de 3 ou quatro anos.Dessa forma,todos estariam ganhando.

comments user
Carlos Roberto Osternack

Além do que deveria implantar em maio e não em agosto. Pura enrolação.

comments user
Luiz Pegurski

Sou filiado a um dos sindicatos que fazem parte do FES, mais infelizmente não acredito que venham a lograr êxito mas revindicações.

comments user
Luiz Carlos

Onde foram parar os 750 milhões das emendas parlamentar?

comments user
Celso Marçal

Sou servidor est-seju
Precisamos entrar na luta, mais encontramos resistência porque a maioria dos efetivo tem cargo, quem não tem está sendo lesado , os cargo compensa até que vem os ajuste.

comments user
Roberto Floriano Ribeiro

Está sendo muito cômodo pro Ratinho; está fazendo o que quer e tem os deputados em suas mãos. Enquanto não parar todo o funcionalismo público por alguns dias ele não vai arredar o pé. Tem a mídia a favor dele. Se pelo menos já fosse prá maio…

comments user
Claudemir Alves dos Santos.

É desolador e deprimente , chegar na 3° idade , com orgulho do emprego alcançado, onde se dedicou e prestou todo seu serviço, com intuito de chegar a posentadoria , agradecido por ter contribuído com o estado e a Corporacao, que por sinal , uma instituição de relevância mundial… Quero aqui tentar entender , o porque de tantos órgãos, de autoridades e controlador dos cumprimentos às Leis , se curvam ao mando de um Político, que dita tudo ,mesmo sabendo que seu tempo , e limitado aos olhos dos eleitorado… Nós servidores públicos, estamos passando vergonha , dos descasos aos nossos Salários, e da Narquia que é a política no nosso País….Vergonha é pouco , Nojo é Vômito….

comments user
clovis a. cotrim

ctba /10/4/23/
presados voça escelençia nos estamos nas reunioês e estava vendo que o ratinho junior ele vai seder este valor de 5,79%. mais nos estamos no geral esta desvantajen de 42,% por cento das percas ele conceder este valor de 5,79% mais vai ficar avendo este valor de trinta e sei .vinte e um por cento desvantajen. isto e bom que estas desvantajen vai ficar para tras, no caso que quepor mais outras ves sempre vem subindo gas gasolina remedio lus agua, e com este valor desvantajen que fica para tras nâo se recupera os atrasado. foi constado que o governo ratinho junior ele vai receber da assembleia legislativa este valor dequatrocentos mil reais, ele pode reforsar estes atrasado que esta a oito anos que nos nâo recebemos nada. queremos nos desta categorias de funçionarios publicos estaduais aposentados temos que saber se alei eles fes por lado deles se alei tem de ser para todos

comments user
clovis a. cotrim

ctba /10/4/23/
nos estamos nas reunioês na rede soçiais nos afirmamos a todos que nos no geral temos esta data base de salarios em maio, neste momento vamos requerer esta desvantajen que ficoupara tras

Publicar comentário